Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias matemáticas e IA: pensando além dos números
Descrição
Esta é uma proposta prevista para duas aulas com duração de 50 minutos cada. Depois de explorarem as possibilidades da ferramenta Copilot, espera-se que os estudantes analisem diferentes formas de resolução de cálculos para uma situação-problema.
A primeira parte do plano de aula sugere uma dinâmica matemática para dividir os alunos em grupos e, em seguida, uma conversa entre professor e estudantes sobre Inteligência Artificial (IA) e a demonstração prática da ferramenta, que inclui como formular perguntas claras e objetivas e explorar as respostas fornecidas. Dicas de como utilizar a IA para auxiliar na pesquisa e na resolução de problemas de forma eficiente e crítica e a importância de utilizar palavras-chave apropriadas para a resolução de uma situação-problema facilitam o caminho para realizar as atividades propostas.
Na segunda parte da aula, inicia-se uma explanação sobre diversas estratégias de resolução de cálculo mental. As crianças são desafiadas a resolverem situações-problema e depois de pedir à IA para detalhar diferentes estratégias, avançam para a comparação e a análise das respostas. Os grupos se envolvem nas soluções de problemas e o professor conduz a avaliação com base em uma rubrica que orienta a observação de cada estudante na identificação e aplicação de estratégias matemáticas, interpretação e resolução de problemas, uso das ferramentas de IA e socialização com os colegas.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations. - Materiais diversos:
Fichas impressas para as atividades.
Caderno e quadro para os registros.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais.
- Compreender situações-problemas e realizar operações matemáticas de adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.
Objetivos de aprendizagem
- Resolver problemas matemáticos simples e contextualizados que envolvam adição, subtração e multiplicação, compreendendo diferentes estratégias de resolução.
- Aplicar a estratégia de decomposição para dividir problemas em partes menores e facilitar sua resolução.
- Realizar cálculos mentais e estimativas para validar os resultados obtidos, demonstrando raciocínio lógico e precisão.
- Utilizar ferramentas tecnológicas, de forma crítica e responsável, para verificar respostas e explorar novas estratégias de resolução.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
5. Cultura Digital.


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Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 100 min
Este plano de aula tem como foco resolver e elaborar problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação com uso de ferramentas de IA. A finalidade dele é que as crianças sejam capazes de utilizar estratégias de cálculo mental, estimativas e algoritmos na resolução de problemas.
Dificuldades antecipadas:
Algumas crianças podem ter dificuldade para compreender a situação-problema e para formular estratégias diferenciadas de resolução de cálculos.
Um outro conflito que pode surgir: compreender que a IA pode apresentar caminhos que auxiliem a compreender estratégias e a pensar etapas de resolução ao em vez de oferecer a resposta.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 30 min
Receba as crianças na entrada da sala de aula com uma saudação de bom dia ou boa tarde e entregue a cada uma delas um cartão contendo uma operação de adição. Explique que, dentro da sala, cada mesa terá um número correspondente ao resultado de algumas operações. O desafio será encontrar a mesa com o resultado correto e sentar-se nela.
Orientações para os estudantes:
- Cada um de vocês tem um cálculo diferente, mas o resultado pode ser o mesmo. Fiquem atentos!
- Procurem o número correspondente ao resultado do seu cálculo sob as mesas e sentem-se na mesa certa.
- Depois que todos encontrarem suas mesas, vocês verão que cada uma delas reúne um grupo com quatro estudantes.
Exemplo:
O número 120 estará sobre uma mesa, e os estudantes terão diferentes operações nos cartões que os direcionarão ao mesmo resultado:
Cartão 1: 50 + 50 + 20
Cartão 2: 30 + 30 + 60
Cartão 3: 30 + 30 + 30 + 30
Cartão 4: 45 + 45 + 15 + 15
Professor, com antecedência, você deverá preparar os cartões. Exemplos de cartões.
Atividade de Socialização Inicial:
Assim que os grupos estiverem formados, peça que cada estudante mostre seu cartão para os colegas e explique como chegou ao resultado. Diga:
- Compartilhem com seus amigos de grupo como fizeram o cálculo.
- Vocês perceberam que diferentes operações podem levar ao mesmo resultado? Como isso acontece?
Incentive as crianças a conversarem livremente sobre suas estratégias e métodos de cálculo.
Em seguida, inicie uma conversa sobre a utilização de recursos digitais que auxiliam na resolução de cálculos. Liste as sugestões dos estudantes no quadro ou em cartazes.
Apresente a IA, caso os estudantes não tenham citado. Converse sobre o que é a IA e como ela pode ser usada em pesquisas. Em seguida, recomendamos que utilize uma ferramenta de IA (acesse aqui o tutorial do Copilot) e demonstre como formular perguntas claras e objetivas, além de explorar as respostas fornecidas pela ferramenta, discutindo sua relevância e precisão. Esse exemplo prático ajudará os estudantes a compreenderem melhor o funcionamento da tecnologia e a desenvolverem uma postura crítica e responsável ao utilizá-la.
Destaque dicas de como utilizar a IA para auxiliar na pesquisa e na resolução de problemas de forma eficiente e crítica.
Destaque para a turma a importância de utilizar palavras-chave apropriadas para a resolução de uma situação-problema como:
Por que é importante escolher as palavras certas quando fazemos perguntas?
Explique que palavras-chave ajudam a IA a entender exatamente o que queremos saber. Dê exemplos de perguntas vagas e específicas para mostrar a diferença.
Exemplo:
- Se você quiser saber quantas caixas há em um caminhão, seria melhor perguntar 'quantas caixas há no caminhão?' ou apenas dizer 'caixas'?
- O que acontece se uma pergunta for muito longa ou confusa?
Pergunte:
- Será que a IA consegue entender tudo de uma vez ou precisamos fazer perguntas mais objetivas, e por partes?
Reflita com os estudantes:
- Como podemos tornar nossa pergunta mais clara?
- Como a IA usa palavras-chave?
Explique:
- As palavras-chave são como pistas que ajudam a IA a encontrar a resposta certa no meio de muitas informações.
Perguntas para Guiar a Formulação de Perguntas à IA
O que exatamente você quer descobrir?
Pergunte aos alunos:
- Qual é o ponto principal do seu problema? Você quer saber o total, o cálculo, ou algo mais?
Exemplo:
- “Eu quero saber o total de quilos em um caminhão que transporta 320 caixas, cada uma com 10 quilos.”
- Quais palavras principais descrevem o problema?
Ajude-os a identificar as palavras importantes. Por exemplo:
- Quais são os números no problema?
- Qual é a operação matemática (soma, subtração, multiplicação) que você precisa usar?
- Você pode dividir a pergunta em partes menores?
Estimule os alunos a organizarem a pergunta em etapas.
Exemplo:
- “Quantas caixas há na situação apresentada?” e “Quantos quilos cada caixa contém?” antes de perguntar o total.
- Sua pergunta tem contexto suficiente?
Peça aos estudantes para verificar se incluíram detalhes suficientes para a IA entender.
Exemplo:
- “É mais fácil responder 'quantos quilos um caminhão transporta?' ou 'quantos quilos tem um caminhão que transporta 320 caixas com 10 quilos cada?'”
- Sua pergunta é clara e direta?
Reflita com a classe sobre perguntas longas ou confusas.
Exemplo:
- Em vez de "Como podemos saber quanto pesa tudo no caminhão com caixas que têm um peso e precisamos somar?", reescreva para: "Quantos quilos no total transporta um caminhão com 320 caixas de 10 quilos cada?"
Em seguida, cada grupo deve escolher uma situação-problema simples que esteja impressa nos cartões entregues e formular perguntas para a IA.
Os estudantes utilizam a IA para buscar as respostas e discutem os resultados dentro do grupo, ou, com a ajuda do professor, utilizarão a projeção de um computador para realizar perguntas à IA e analisar suas respostas.