Plano de Aula

Plano de aula: Estratégias matemáticas e IA: pensando além dos números

mais ações

Descrição

Esta é uma proposta prevista para duas aulas com duração de 50 minutos cada. Depois de explorarem as possibilidades da ferramenta Copilot, espera-se que os estudantes analisem diferentes formas de resolução de cálculos para uma situação-problema.

A primeira parte do plano de aula sugere uma dinâmica matemática para dividir os alunos em grupos e, em seguida, uma conversa entre professor e estudantes sobre Inteligência Artificial (IA) e a demonstração prática da ferramenta, que inclui como formular perguntas claras e objetivas e explorar as respostas fornecidas. Dicas de como utilizar a IA para auxiliar na pesquisa e na resolução de problemas de forma eficiente e crítica e a importância de utilizar palavras-chave apropriadas para a resolução de uma situação-problema facilitam o caminho para realizar as atividades propostas.

Na segunda parte da aula, inicia-se uma explanação sobre diversas estratégias de resolução de cálculo mental. As crianças são desafiadas a resolverem situações-problema e depois de pedir à IA para detalhar diferentes estratégias, avançam para a comparação e a análise das respostas. Os grupos se envolvem nas soluções de problemas e o professor conduz a avaliação com base em uma rubrica que orienta a observação de cada estudante na identificação e aplicação de estratégias matemáticas, interpretação e resolução de problemas, uso das ferramentas de IA e socialização com os colegas.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations.

  • Materiais diversos:
    Fichas impressas para as atividades.

    Caderno e quadro para os registros.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais.

  • Compreender situações-problemas e realizar operações matemáticas de adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.

Objetivos de aprendizagem

  • Resolver problemas matemáticos simples e contextualizados que envolvam adição, subtração e multiplicação, compreendendo diferentes estratégias de resolução.

  • Aplicar a estratégia de decomposição para dividir problemas em partes menores e facilitar sua resolução.

  • Realizar cálculos mentais e estimativas para validar os resultados obtidos, demonstrando raciocínio lógico e precisão.

  • Utilizar ferramentas tecnológicas, de forma crítica e responsável, para verificar respostas e explorar novas estratégias de resolução.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

5. Cultura Digital.

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 min

Este plano de aula tem como foco resolver e elaborar problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação com uso de ferramentas de IA. A finalidade dele é que as crianças sejam capazes de utilizar estratégias de cálculo mental, estimativas e algoritmos na resolução de problemas.

Dificuldades antecipadas:

Algumas crianças podem ter dificuldade para compreender a situação-problema e para formular estratégias diferenciadas de resolução de cálculos.

Um outro conflito que pode surgir: compreender que a IA pode apresentar caminhos que auxiliem a compreender estratégias e a pensar etapas de resolução ao em vez de oferecer a resposta.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 30 min

Receba as crianças na entrada da sala de aula com uma saudação de bom dia ou boa tarde e entregue a cada uma delas um cartão contendo uma operação de adição. Explique que, dentro da sala, cada mesa terá um número correspondente ao resultado de algumas operações. O desafio será encontrar a mesa com o resultado correto e sentar-se nela.

Orientações para os estudantes:

- Cada um de vocês tem um cálculo diferente, mas o resultado pode ser o mesmo. Fiquem atentos!

- Procurem o número correspondente ao resultado do seu cálculo sob as mesas e sentem-se na mesa certa.

- Depois que todos encontrarem suas mesas, vocês verão que cada uma delas reúne um grupo com quatro estudantes.

Exemplo:

O número 120 estará sobre uma mesa, e os estudantes terão diferentes operações nos cartões que os direcionarão ao mesmo resultado:

Cartão 1: 50 + 50 + 20
Cartão 2: 30 + 30 + 60
Cartão 3: 30 + 30 + 30 + 30
Cartão 4: 45 + 45 + 15 + 15

Professor, com antecedência, você deverá preparar os cartões. Exemplos de cartões.

Atividade de Socialização Inicial:

Assim que os grupos estiverem formados, peça que cada estudante mostre seu cartão para os colegas e explique como chegou ao resultado. Diga:

- Compartilhem com seus amigos de grupo como fizeram o cálculo.

- Vocês perceberam que diferentes operações podem levar ao mesmo resultado? Como isso acontece?

Incentive as crianças a conversarem livremente sobre suas estratégias e métodos de cálculo.

Em seguida, inicie uma conversa sobre a utilização de recursos digitais que auxiliam na resolução de cálculos. Liste as sugestões dos estudantes no quadro ou em cartazes.

Apresente a IA, caso os estudantes não tenham citado. Converse sobre o que é a IA e como ela pode ser usada em pesquisas. Em seguida, recomendamos que utilize uma ferramenta de IA (acesse aqui o tutorial do Copilot) e demonstre como formular perguntas claras e objetivas, além de explorar as respostas fornecidas pela ferramenta, discutindo sua relevância e precisão. Esse exemplo prático ajudará os estudantes a compreenderem melhor o funcionamento da tecnologia e a desenvolverem uma postura crítica e responsável ao utilizá-la.

Destaque dicas de como utilizar a IA para auxiliar na pesquisa e na resolução de problemas de forma eficiente e crítica.

Destaque para a turma a importância de utilizar palavras-chave apropriadas para a resolução de uma situação-problema como:

Por que é importante escolher as palavras certas quando fazemos perguntas?

Explique que palavras-chave ajudam a IA a entender exatamente o que queremos saber. Dê exemplos de perguntas vagas e específicas para mostrar a diferença.

Exemplo:

- Se você quiser saber quantas caixas há em um caminhão, seria melhor perguntar 'quantas caixas há no caminhão?' ou apenas dizer 'caixas'?

- O que acontece se uma pergunta for muito longa ou confusa?

Pergunte:

- Será que a IA consegue entender tudo de uma vez ou precisamos fazer perguntas mais objetivas, e por partes?

Reflita com os estudantes:

- Como podemos tornar nossa pergunta mais clara?

- Como a IA usa palavras-chave?

Explique:

- As palavras-chave são como pistas que ajudam a IA a encontrar a resposta certa no meio de muitas informações.

Perguntas para Guiar a Formulação de Perguntas à IA

O que exatamente você quer descobrir?

Pergunte aos alunos:

- Qual é o ponto principal do seu problema? Você quer saber o total, o cálculo, ou algo mais?

Exemplo:

- “Eu quero saber o total de quilos em um caminhão que transporta 320 caixas, cada uma com 10 quilos.”

- Quais palavras principais descrevem o problema?

Ajude-os a identificar as palavras importantes. Por exemplo:

- Quais são os números no problema?

- Qual é a operação matemática (soma, subtração, multiplicação) que você precisa usar?

- Você pode dividir a pergunta em partes menores?

Estimule os alunos a organizarem a pergunta em etapas.

Exemplo:

- “Quantas caixas há na situação apresentada?” e “Quantos quilos cada caixa contém?” antes de perguntar o total.

- Sua pergunta tem contexto suficiente?

Peça aos estudantes para verificar se incluíram detalhes suficientes para a IA entender.

Exemplo:

- “É mais fácil responder 'quantos quilos um caminhão transporta?' ou 'quantos quilos tem um caminhão que transporta 320 caixas com 10 quilos cada?'”

- Sua pergunta é clara e direta?

Reflita com a classe sobre perguntas longas ou confusas.

Exemplo:

- Em vez de "Como podemos saber quanto pesa tudo no caminhão com caixas que têm um peso e precisamos somar?", reescreva para: "Quantos quilos no total transporta um caminhão com 320 caixas de 10 quilos cada?"

Em seguida, cada grupo deve escolher uma situação-problema simples que esteja impressa nos cartões entregues e formular perguntas para a IA.

Os estudantes utilizam a IA para buscar as respostas e discutem os resultados dentro do grupo, ou, com a ajuda do professor, utilizarão a projeção de um computador para realizar perguntas à IA e analisar suas respostas.